HPV e Parasitoses

Tanto a Sarna (também conhecida por Escabiose) quanto o Chato ( também conhecido como Pediculose) podem ser transmitidos por relação sexual. O tratamento deve ser feito para o casal e todos os familiares que apresentarem sintomas da doença.

1. Sarna:

Também conhecida como escabiose cujo agente etiológico é o sarcoptis scabeii, pode ser transmitida sexualmente ou por contato direto com pessoas ou animais de estimação. Os sintomas são de coceira em qualquer parte do corpo, principalmente abdômen, braços, genitais etc. O diagnóstico é confirmado evidenciando a presença do ácaro ao microscópio e o tratamento deve ser feito para toas as pessoas do convívio que apresentarem os mesmos sintomas, existe medicação oral dose única além de sabonetes e loções específicos para serem aplicadas no corpo. A roupa do corpo e de dormir deve ser trocada diariamente.

2. Pediculose:

Também conhecida como chato cujo agente etiológico e o pitirius púbis, acomete os pelos do corpo (cabeça, axilas,genitais) ocasionado coceira. Pode ser transmitida sexualmente ou através de contato com pessoas do seu convívio próximo. É muito comum em crianças na fase escolar. O diagnóstico é feito quando visualizamos as lendias nos pelos e o tratamento é o mesmo que para a sarna.

Veja também: